REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – PNAE

Graziella Plaça Orosco de Souza, Aparecida José Martines de Oliveira, Edilene Mayumi Murashita Takenaka

Resumo


No intuito de desmistificar a visão assistencialista projetada pela sociedade civil e sua participação na operacionalização das políticas públicas, o trabalho discute sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, apontando potencialidades e fragilidades na região do Pontal do Paranapanema. Foram observados estudos de casos, legislações, e analisado o Programa para se comparar sua proposta e o que os estudos apontaram neste sentido. Constatou-se que a maior participação da sociedade poderia contribuir para a desmistificação do objeto norteador do programa, que se distancia do assistencialismo.

PALAVRAS-CHAVE: Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Políticas Públicas. Agricultor Familiar.

 

REFLECTIONS ON THE NATIONAL SCHOOL FEEDING PROGRAMME - PNAE


ABSTRACT

In order to demystify the welfarism vision projected by the civil society and its participation in the operationalization of public policies, this paper discusses about the National School Feeding Program – PNAE, pointing out strengths and weaknesses in the Pontal do Paranapanema region. Studies of cases and laws were observed, and the Program was analyzed in order to compare their proposal and what the studies point to this direction. It was found that the greater participation of society could contribute to the demystification of the guiding object of program, which moves away from welfarism.

 

KEY-WORDS: National School Feeding Program – PNAE. Public Policies. Family Farmer.

 

PROGRAMA DE ALIMENTACIÓN ESCOLAR NACIONAL – PNAE


RESUMEN

Con el fin de desmitificar la visión asistencialista proyectada por la sociedad civil y su participación en la operación de las políticas públicas, el trabajo discute sobre el Programa de Alimentación Escolar Nacional – PNAE, destacando los puntos fuertes y débeles en la región del Pontal del Paranapanema. No se observaron casos de estudio, las leyes, y analizaron el Programa para comparar su propuesta y lo que los estudios apuntan en esta dirección. Se encontró que la más intensa participación de la sociedad puede contribuir a la desmitificación de guiar el objeto del programa que se aleja de bienestar.

PALABRAS CLAVE: Programa de Alimentación Escolar Nacional – PNAE. Políticas Públicas. Agricultor Familiar.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.17271/1980082710112014777

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ISSN Eletrônico: 1980-0827    Digital Object Identifier (DOI): 10.17271/19800827

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