ENSINO DE PATRIMÔNIO POR MEIO DE SISTEMAS LÚDICOS

Autores

  • João Gonçalves Neto
  • Paulo César Castral

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847231420151032

Resumo

Através de um sistema lúdico composto por modelos tridimensionais dobráveis em papel, busca-se levar a crianças de nove a quatorze anos questionamentos acerca de patrimônio cultural, enfatizando o patrimônio arquitetônico. Antes de iniciarem-se as aplicações desse sistema em escolas, procurou-se evidenciar e entender alguns pontos pertinentes às questões patrimoniais, como: as influências mercadológicas sobre o patrimônio arquitetônico; os efeitos do turismo nas relações entre indivíduos e bens tombados; os fatores que contribuem para apropriação cultural; e, as razões de mantê-los. Entende-se que o tombamento auxilie a formação de uma identidade coletiva, uma vez que integra a memória de certa comunidade. Contudo, também, se percebem as perdas causadas pela lógica de mercado, as ressignificações proporcionadas pelo turismo e os efeitos disso sobre os integrantes da comunidade. Nesse estudo, a fazenda Santa Maria do Monjolinho, patrimônio tombado em 2007, foi utilizada como base de construção dos modelos lúdicos e, a partir deles, pretende-se mostrar como as relações sociais, presentes na construção, imprimem-se no espaço físico, permitindo a discussão do tema pelas crianças, visando a melhor formação do cidadão

PALAVRAS-CHAVE: Modelos Dobráveis. Ensino. Patrimônio Arquitetônico.

 

 PLAYFUL SYSTEM THROUGH HERITAGE EDUCATION

 

ABSTRACT

Through a ludical system compound by tridimensional foldable paper models, it is expected to lead children (between the ages of nine and fourteen years old) questionings about cultural heritage, with emphasis in architectonic heritage. Before  starting the aplication of this system in schools, it was intended to show and understand some relevant issues about heritage, as: how market influences architectonic heritage; tourism effects on the relationship between people and protected items; the points which contribute to cultural apropriation; and, the reasons which justify keeping it. Protecting some cultural element helps the formation of a coletive identity since it integrates its memory. But it is also known the losses caused by the market logic, the ressignifications proposed by tourism and how it affects the comunity. The process of making the ludical models  is based on ‘fazenda Santa Maria do Monjolinho’, heritage protected since 2007, these models intend elucidate how social relationships are shown in physical space allowing this subject to be discussed by children, trying to improve citizens formation.

KEY-WORDS: Foldable Models. Teaching. Architectonic Heritage.

 

SISTEMA JUGUETÓN TRAVÉS DE LA EDUCACIÓN DEL PATRIMONIO

 

RESUMEN

Por medio de un sistema lúdico compuesto por modelos tridimensionales doblegables en papel, se busca llevar a los niños de nueve a catorce años cuestionamientos acerca del patrimonio cultural, enfatizándose el patrimonio arquitectónico. Antes de que se inicien las aplicaciones de ese sistema en escuelas, se busca evidenciar y entender algunos puntos pertinentes a las cuestiones patrimoniales, como: las influencias del mercado sobre el patrimonio arquitectónico;  los efectos del turismo en las relaciones entre individuos y bienes declarados como patrimonio histórico; los factores que contribuyen para apropiación cultural; y, las razones por mantenerlos. Se entiende que el inmueble declarado como patrimonio histórico auxilie a la formación de una identidad colectiva, a la vez que integra la memoria de cierta comunidad. Además, también, se pueden percibir perdidas causadas por la lógica del mercado, las resignificaciones proporcionadas por el turismo y los efectos de eso sobre los integrantes de la comunidad. En este estudio, la hacienda “Santa Maria do Monjolinho“, declarada patrimonio histórico en el 2007, fue utilizada como base de construcción de los modelos lúdicos y, a partir de ellos, se pretende mostrar como las relaciones sociales, presentes en la construcción,  se imprimen en el espacio físico, permitiendo la discusión del tema por los niños, buscando con eso una mejor formación del ciudadano.

PALABRAS-CLAVE: Modelos Plegables. Enseñanza. Patrimonio Arquitectónico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-09-2015

Como Citar

Neto, J. G., & Castral, P. C. (2015). ENSINO DE PATRIMÔNIO POR MEIO DE SISTEMAS LÚDICOS. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 3(14). https://doi.org/10.17271/2318847231420151032

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)