Resistências Urbanas: A ação tática como insurgência e sua presença no território periférico de São Paulo.

Autores

  • Liliane Katita Carvalho Universidade São Judas Tadeu
  • Maria Isabel Imbronito Universidade São Judas Tadeu.
  • Maria Carolina Maziviero Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847274620191868

Palavras-chave:

Ação tática, coletivos urbanos, periferia.

Resumo

A ação tática é uma ferramenta que se desdobra a partir de atividades voluntárias desenvolvidas coletivamente, que interfere na maneira de viver e apropriar-se da cidade. Comumente discute-se sobre as ações táticas e/ou insurgentes desenvolvidas nas regiões centrais das grandes cidades. No entanto, este artigo busca investigar como ocorre a organização dessas ações no território periférico utilizando como estudo de caso o distrito de São Mateus localizado no município de São Paulo. A partir do panorama das resistências urbanas e da construção histórica do distrito, observa-se a articulação das ações ali desenvolvidas como uma rede tática, transformando o território em um lugar de experimentação e resistência em diversas frentes. Tem-se como princípio o fortalecimento dos grupos autogeridos conhecidos por ‘coletivos urbanos’, que estabelecem uma potente discussão que relaciona a ação civil e a construção da cidade como formas de enfrentamento aos processos de desenvolvimento neoliberal. A partir desta análise, o trabalho propõe compreender a ação coletiva como elemento tático do Distrito de São Mateus, demonstrando seu potencial na transformação do território a curto e longo prazo, na expansão da produção do comum, e por consequência na construção de novas formas de planejar e gerir o espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Katita Carvalho, Universidade São Judas Tadeu

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2016), Mestranda em Arquitetura e Urbanismo (2017) pela Universidade São Judas Tadeu na linha de pesquisa em Gestão do Espaço Urbano. Integra o grupo de pesquisa CNPQ Urbanismo na era digital, dentro da linha de pesquisa: Urbanismo Insurgente: novas formas de ação na cidade. Atualmente desenvolve pesquisa sobre novas formas de apropriação do espaço, resistências ao contexto urbano neoliberal e suas articulações em rede.

Referências

BRENNER, Neil. Seria o “urbanismo tático” uma alternativa ao urbanismo neoliberal? Revista E-Metrópolis, ano 07, nº 27, 2016. Disponível em: <http://emetropolis.net/edicao/n27>. Acesso em 01-11-2018.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

_________. Comum: ensaio sobre a revolução do século XXI. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2017.

HARVEY, David. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Espaço & Debates: Revista de Estudos Regionais e Urbanos. São Paulo, n. 39, p.48-64, 1996.

________. Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo, Brasil: Loyola, 2008.

JACQUES, Paola B. Microrresistências urbanas: Por um urbanismo incorporado.In: ROSA, Marcos L. Microplanejamento Urbano: Práticas Urbanas Criativas. São Paulo: Editora de Cultura, 2011.

MARICATO, Erminia. O impasse da política urbana no Brasil. 3. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

13-08-2019

Como Citar

Carvalho, L. K., Imbronito, M. I., & Maziviero, M. C. (2019). Resistências Urbanas: A ação tática como insurgência e sua presença no território periférico de São Paulo. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 7(46). https://doi.org/10.17271/2318847274620191868

Edição

Seção

Artigos Completos