Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio Belém (Curitiba-PR)

Autores

  • Eduardo Liberti
  • João Carlos Nucci

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847264120181878

Resumo

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) fornecem possibilidades de cruzamentos complexos de cartas temáticas para a elaboração de cartas sínteses, como a carta de qualidade ambiental, porém, esses cruzamentos podem gerar perdas de informações fundamentais para a proposição de medidas de ordenamento da paisagem. O objetivo do trabalho consistiu na construção, utilizando-se de SIG, de uma carta de qualidade ambiental com base no cruzamento dos mapeamentos do uso e da cobertura da terra de parte da bacia do rio Belém – Curitiba/Paraná, e discussão dos problemas ocasionados com a utilização dessa técnica. Os mapeamentos de uso e cobertura da terra foram realizados com base nos métodos de Nucci et al. (2017) e de Nucci, Ferreira e Valaski (2014), respectivamente. Foram dados valores numéricos (pesos) para as classes das legendas das cartas de uso e de cobertura da terra e, com a operação de Álgebra de Mapas, realizou-se a sobreposição entre eles. O resultado da somatória entre os pesos atribuídos, resultou na carta síntese de qualidade ambiental. Notou-se a existência de uma grande variedade de possibilidades de combinações dos tipos de uso e de cobertura da terra para algumas classes de qualidade ambiental, refletindo na imprecisão da identificação do problema, ocasionando na perda e/ou mascaramento de informações. Para uma avaliação que forneça melhores possibilidades de intervenção na paisagem, seriam necessárias análises analógicas, diretas e individualizadas das cartas de uso e de cobertura da terra e com isso a elaboração de uma carta síntese de qualidade ambiental sem a perda de informações. PALAVRAS-CHAVE: Planejamento da Paisagem. Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Cartografia Ambiental Urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

Liberti, E., & Nucci, J. C. (2018). Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio Belém (Curitiba-PR). Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 6(41). https://doi.org/10.17271/2318847264120181878

Edição

Seção

Artigos Completos