Fatores Que Influenciam Na Ocorrência De Ultrapassagens Perigosas Para Ciclistas

Autores

  • Thiago Vinícius Louro Universidade Estadual de Londrina
  • Heliana Barbosa Fontenele Universidade Estadual de Londrina/Professora
  • Carlos Alberto Prado da Silva Júnior Universidade Estadual de Londrina/Professor

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847285620202271

Palavras-chave:

Bicicleta, ultrapassagem, segurança cicloviária.

Resumo

Em muitas cidades, devido à falta de infraestrutura adequada, os ciclistas têm de compartilhar as vias com veículos motorizados, o que gera diversos conflitos e afasta possíveis novos usuários. O objetivo deste estudo foi analisar os locais em que um ciclista foi ultrapassado por um veículo que trafegava acima de 90km/h ou acima da velocidade média dos demais veículos da via e com distância lateral menor do que 1,5 metros. Foram realizadas 13 viagens de bicicleta em um circuito fechado. Os dados de velocidade foram coletados com um radar e um monitor da Garmin®. A distância lateral foi medida com um sensor ultrassônico instalado no rack traseiro. Cerca de 47% das 1160 ultrapassagens registradas foram realizadas com distância lateral abaixo de 1,5m. Os trechos que apresentaram maior risco em relação à velocidade de ultrapassagem estão localizados na pista marginal de uma rodovia estadual e em vias urbanas com semáforos antes e depois de um vale formado por curvas verticais côncavas. Vias com inclinação negativa maior do que 5% favorecem a ocorrência de ultrapassagens com menos de 1,5 metros de distância lateral. Os resultados indicam a necessidade de maior fiscalização e conscientização, além da implementação de infraestrutura cicloviária, principalmente em trechos com rampas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Vinícius Louro, Universidade Estadual de Londrina

Estudante de Mestrado na área de Planejamento de Transportes na Universidade Estadual de Londrina

Heliana Barbosa Fontenele, Universidade Estadual de Londrina/Professora

Professora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina

Carlos Alberto Prado da Silva Júnior, Universidade Estadual de Londrina/Professor

Professor do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Apasnore, P.; K. Ismail.; A. Kassim. Bicycle-vehicle interactions at mid-sections of mixed traffic streets: Examining passing distance and bicycle comfort perception. Accident Analysis and Prevention, v. 106, p. 141–148, 2017.

Beck, B.; D. Chong.; J. Olivier.; M. Perkins.; A. Tsay.; A. Rushford.; L. Li.; P. Cameron.; R. Fry.; M. Johnson. How much space do drivers provide when passing cyclists? Understanding the impact of motor vehicle and infrastructure characteristics on passing distance. Accident Analysis & Prevention, v. 128, p. 253–260. 2019.

Chapman, J. e D. Noyce. Influence of roadway geometric elements on driver behavior when overtaking bicycles on rural roads. Journal of Traffic and Transportation Engineering. v. 1. p. 28-38. 2014.

BRASIL. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 24/09/1997.

Chataway, E.S., S. Kaplan., T. A. S. Nielsen., C. G. Prato. Safety perceptions and reported behavior related to cycling in mixed traffic: a comparison between Brisbane and Copenhagen. Transp. Res. Part F Traffic Psychol. Behav. 23, 32–43. 2014.

Debnath, A. K.; N. Haworth; A. Schrammb; K. C. Heeschc; K. Somoray. Factors influencing noncompliance with bicycle passing distance laws. Accident Analysis and Prevention, v. 115, n. 1, p. 137-142. 2018.

Dozza, M.; R. Schindler; G. Bianchi-Piccinini e J. Karlsson. How do drivers overtake cyclists? Accident Analysis and Prevention, v. 88, n. 1, p.29-36. 2016.

Feng, F.; S. Bao.; R. C. Hampshire.; M. Delp. Drivers overtaking bicyclists—An examination using naturalistic driving data. Accident Analysis & Prevention, v. 115, p. 98–109. 2018.

Foletta, N.; C. Nielson.; J. Patton.; J. Parks.; R. Rees. Green Shared Lane Markings on Urban Arterial in Oakland, California: Evaluation of Super Sharrows. Transportation Research Record, v. 2492, n. 1, p. 61–68. 2015.

Haworth, N.; K. C. Heesch.; A. Schramma.; A. K. Debnath. Do Australian drivers give female cyclists more room when passing? Journal of Transport & Health, v. 9, p. 203–211. 2018.

Heesch, K.C., S. Sahlqvist., J. Garrard. Cyclists’ experiences of harassment from motorists: findings from a survey of cyclists in Queensland, Australia. Prev. Med. 53 (6), 417–420. 2011.

Heesch, K.C., S. Sahlqvist., J. Garrard. Gender differences in recreational and transport cycling: a cross-sectional mixed-methods comparison of cycling patterns, motivators, and constraints. Int. J. Behav. Nutr. Phys. Act. 9 (1), 106. 2012.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso em: 29/08/2019. Disponível: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/londrina/panorama. 2019.

Kassim, A.; A. Culley.; S. Mcguire. Operational Evaluation of Advisory Bike Lane Treatment on Road User Behavior in Ottawa, Canada. Transportation Research Record. 2019.

Kassim, A.; K. Ismail.; S. Mcguire. Operational Evaluation of Central Sharrows and Dooring Zone Treatment on Road User Behavior in Ottawa, Canada. Transportation Research Record. 2018.

Kassim, A.; K. Ismail.; S. Woo. Investigation of the Effect of Super Sharrows on Cyclist and Vehicle Behavior. Transportation Research Record. 2017.

Kovaceva, J.; G. Neri.; J. Bärgman.; M. Dozza. Drivers overtaking cyclists in the real-world: Evidence from a naturalistic driving study. Safety Science. v. 119. p. 199-206. 2018.

Lahrmann, H.; T. K. O. Madsen; A. V. Olesen; J. Chr. O. Madsen e T. Hels. The effect of a yellow bicycle jacket on cyclist accidents. Safety Science, v. 108, n. 1, p. 209-217. 2018.

Laranjeiro, P. F.; D. Merchán; L.; A. Godoy; M. Giannotti; H. T. Y. Yoshizaky; M. Winkenbach e C. B. Cunha. Using GPS data to explore speed patterns and Temporal Fluctuations in Urban Logistics: the case of São Paulo, Brazil. Journal of Transport Geography, v. 76. p. 114-129. 2019.

Llorca, C.; A. Angel-Domenech.; F. Agustin-Gomez.; A. Garcia. Motor vehicles overtaking cyclists on two-lane rural roads: Analysis on speed and lateral clearance. Safety Science. v. 92. p. 302-310. 2017.

Mehta, K.; B. Mehran.; B. Hellinga. A methodology to estimate the number of unsafe vehicle-cyclist passing events on urban arterials. Accident Analysis & Prevention, v. 124, p. 92–103. 2019.

Mehta, K.; B. Mehran.; B. Hellinga. Evaluation of the Passing Behavior of Motorized Vehicles When Overtaking Bicycles on Urban Arterial Roadways. Transportation Research Record, v. 2520, n. 1, p. 8–17. 2015.

Shackel, S. C. e J. Parkin. Influence of road markings, lane widths and driver behaviour on proximity and speed of vehicles overtaking cyclists. Accident Analysis & Prevention, v. 73, p. 100–108. 2014.

Silva, M. O. M. Bicicleta e espaço urbano: A realidade das ciclovias e ciclofaixas como equipamentos de mobilidade urbana na cidade de Londrina/PR. 2018. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2018.

Stewart, K. e A. Mchale. Cycle lanes: Their effect on driver passing distances in urban areas. Transport, v. 29, n. 3, p. 307–316. 2014.

Vayalamkuzhi, P. e V. Amirthalingam. Influence of geometric design characteristics on safety under heterogeneous traffic flow. Journal of traffic and Transportation Engineering, v. 3, n. 6, p. 559-570. 2016.

Walker, I.; I. Garrard e F. Jowitt. The influence of a bicycle commuter’s appearance on drivers’ overtaking proximities: An on-road test of bicyclist stereotypes, high-visibility clothing and safety aids in the United Kingdom. Accident Analysis and Prevention, v. 64, n. 1, p. 69-77. 2014.

Downloads

Publicado

22-03-2020

Como Citar

Louro, T. V., Fontenele, H. B., & Silva Júnior, C. A. P. da. (2020). Fatores Que Influenciam Na Ocorrência De Ultrapassagens Perigosas Para Ciclistas. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(56). https://doi.org/10.17271/2318847285620202271

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)