EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Leila Maria Sotocorno e Silva
  • Yeda Ruiz Maria
  • Sibila Corral de Arêa Leão Honda

DOI:

https://doi.org/10.17271/23188472152013513

Resumo

Resumo: O atual padrão de consumismo não contribui em nada para a preservação do meio ambiente e para as necessárias mudanças de pensamento e de postura da sociedade. Nesse contexto, os resíduos sólidos urbanos, originados das diárias e diversas atividades humanas, têm sido uma das grandes problemáticas dos municípios brasileiros. Entretanto exigir o não consumo seria totalmente inviável para uma sociedade caracteristicamente capitalista. Resta assim partir em busca da construção do bom senso da sociedade com a implantação de ações de educação ambiental voltadas para a preservação do meio, atentando-se à indispensável participação da comunidade, vista que, diferentemente da utilização dos serviços de água e esgoto na qual o transporte se dá por gravidade ou por pressão, os resíduos sólidos dependem das mãos humanas, na maioria de suas fases. Assim sendo, busca-se neste artigo, apresentar a cidade de Anhumas-SP e suas ações públicas de educação ambiental, formais e informais, com relação à gestão de seus resíduos sólidos urbanos. A metodologia seguida está baseada em acompanhamento pessoal das pesquisadoras junto às ações municipais, por meio de assessoria profissional.

 

Palavras-chave: Educação ambiental. Resíduos sólidos urbanos. Anhumas-SP

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Publicado

10-11-2013

Como Citar

Maria Sotocorno e Silva, L., Ruiz Maria, Y., & Corral de Arêa Leão Honda, S. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – UM ESTUDO DE CASO. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 1(5). https://doi.org/10.17271/23188472152013513

Edição

Seção

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