Educação Ambiental em escolas públicas de Mato Grosso

Autores

  • Sandra Gonçalves Ribeiro Kolcenti
  • Mônica Strege Médici
  • Marcelo Franco Leão

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240132920202594

Resumo

 

A Educação Ambiental (EA) é um instrumento de transformação na busca por um mundo melhor, mais sustentável e com justiça socioambiental, que promove a formação de pessoas para enfrentar criticamente a exploração desenfreada dos recursos naturais e exercer o papel de agentes transformadores da sociedade por meio de novas práticas. Esse estudo bibliográfico teve por objetivo realizar uma reflexão teórica de como a EA é abordada nas escolas, especialmente nas escolas públicas de Mato Grosso. Esta pesquisa caracteriza-se quanto a abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Constatou-se que no estado, a EA apresenta uma realidade protagonizada por diversas instituições, pesquisadores e entidades não governamentais. Além disso, possui leis, programas, projetos em parcerias, redes, comissões e coletivos educadores, que constitui e formam uma grande comunidade de aprendizagem na busca de fortalecer uma educação capaz de criar condições para compreender as diversas relações que se estabelecem no ambiente. Em 2019, o governador do estado sancionou a Lei de nº 10.903 que revoga a Lei 7.888, de 2003, estabelecendo os processos de aprendizagem voltadas a conservação e melhoria do meio ambiente e qualidade de vida, tanto dentro da escola quanto fora. Com a alteração, o entendimento atual é de que a sensibilização da população é o ponto de partida e que a escola é vista como agente capaz de promover mudanças de hábitos no sentido de prevenir e conservar o meio ambiente.

   

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Biografia do Autor

Sandra Gonçalves Ribeiro Kolcenti

    

Mônica Strege Médici

  

Marcelo Franco Leão

 

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Publicado

2020-12-06

Como Citar

Kolcenti, S. G. R., Médici, M. S., & Leão, M. F. (2020). Educação Ambiental em escolas públicas de Mato Grosso. Revista Científica ANAP Brasil, 13(29). https://doi.org/10.17271/19843240132920202594

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