Levantamento da infraestrutura e equipamentos de 3 praças localizadas na Vila Jaguaribe, Osasco, SP.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860481920202470

Palavras-chave:

Praças, Infraestrutura, Equipamentos,

Resumo

As praças públicas fazem parte do ambiente urbano e da vida da população citadina, são ambientes voltados para a socialização, lazer, recreação, prática de atividades esportivas, além de normalmente, manter um breve contato com natureza, mesmo nas cidades. Podendo ser, inclusive, o único espaço de lazer para uma determinada população. Essas áreas possuem diversas contribuições ecológicas como conservação da biodiversidade, resgate de carbono, regulação de microclima, promoção de bem-estar a população, dentre outros. As praças têm um papel muito importante no contexto da sociedade e vem evoluindo juntamente com as civilizações. Objetivou-se neste artigo realizar o levantamento quantitativo e qualitativo da infraestrutura e equipamentos de 3 praças localizadas na Vila Jaguaribe, Osasco, SP. Para isso, foi utilizado uma metodologia de caráter exploratória, por meio de fichas de coleta. Os resultados principais foram que as 3 praças estão em condições de uso regular, sendo as melhores avaliações gerais voltadas para os quesitos paisagismo, localização, iluminação baixa e conforto ambiental. Em relação as piores avaliações gerais, estão relacionadas à segurança, conservação e limpeza, equipamentos para exercícios físicos, lixeiras e iluminação alta, sendo necessária a manutenção de muitos equipamentos e estruturas, além da inclusão de novos itens, para que estes ambientes possam atrair mais frequentadores, cumprindo melhor a sua função de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Nogueira Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Universidade Nove de Julho/SP), Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Nove de Julho/SP) e Técnico em Administração (Escola Técnica Estadual/SP). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Haifa, Israel, na área de Sustentabilidade. Tem experiência profissional nas áreas de meio ambiente, saúde e administração. Na área acadêmica, participa da linha de pesquisa "Áreas Verdes Urbanas" como ferramenta de gestão ambiental pública, conservação da biodiversidade e sustentabilidade. Atualmente cursa Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Cidade de São Paulo/SP) com previsão de término para o final do primeiro semestre de 2021.

Ana Paula Branco do Nascimento, Docente do MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar, turma São Paulo. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da UFSCar.

Pós-doutora em Ecologia Humana e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo em 2012. Doutora em Ecologia Aplicada - Ambiente e Sociedade - pela ESALQ/CENA/USP em 2008. Mestre em Ecologia de Agroecossistemas pela ESALQ/USP em 2003. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá em 1999. Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2010-2019) e Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade na UNINOVE (2012-2019). Coordenou o projeto de pesquisa "Gestão, Infraestrutura e Uso de Praças Publicas na cidade de São Paulo" financiado pelo CNPq (2014-2019). Coordena o projeto de pesquisa "Novos modelos de Gestão para Parques Urbanos e suas implicações para a qualidade de vida da população e conservação da biodiversidade" (desde 2018). Contemplada em 2020 com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa-PQ, Nível 2. Docente do MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar, turma São Paulo. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da UFSCar. Membra do NACE Sustentarea USP. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Ecologia Humana e Sustentabilidade, com enfoque para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): áreas verdes urbanas e qualidade de vida; e alimentação sustentável, desde a produção ao consumo (agricultura orgânica, hortas urbanas e escolhas alimentares).

Downloads

Publicado

01.11.2020

Como Citar

Martins, G. N., & Nascimento, A. P. B. do. (2020). Levantamento da infraestrutura e equipamentos de 3 praças localizadas na Vila Jaguaribe, Osasco, SP. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 8(19). https://doi.org/10.17271/2317860481920202470

Edição

Seção

Artigos