DINÂMICAS ENTRE ACESSIBILIDADE E SEGREGAÇÃO: O CASO DAS PRAÇAS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

Autores

  • Lídia Pereira Silva
  • Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro
  • Paulo Vitor Nascimento de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604352015955

Resumo

O espaço urbano pode ser entendido como um produto da dominação da classe de mais alta renda. Os interesses espaciais da camada dominante comandam a estruturação desse, e o utilizam como instrumento para a reprodução das relações de produção e de consumo. Os percursos territoriais e a distribuição de infraestrutura urbana nas localizações dessas classes aumentam ainda mais a desigualdade socioespacial. Sendo esses deslocamentos e a adequação da infraestrutura e dos demais subsistemas que compõem o sistema urbano às necessidades da classe de mais alta renda, aspectos intrínsecos ao processo de segregação socioespacial. A partir desta premissa, o objetivo do presente trabalho é analisar a relação entre acessibilidade e segregação na produção de praças na cidade de João Pessoa. O método aplicado foi a Teoria da Sintaxe Espacial, para quantificar o nível de acessibilidade nas vias próximas às praças, além do uso de dados georreferenciados para análise quantitativa e visual. Os resultados mostraram que a produção de praças na cidade de João Pessoa segue uma lógica de localização em espaços morfologicamente acessíveis, porém concentrados em localizações onde predomina a classe de alta renda.

PALAVRAS-CHAVE: Praças. Acessibilidade. Segregação.

 

DYNAMICS BETWEEN ACCESSIBILITY AND SEPARATION: THE CASE OF JOHN CITY SQUARES PERSON-PB

 

ABSTRACT

Urban space can be understood as a product of domination of the higher income class. Spatial interests of the ruling class command the structuring of this and use it as an instrument for the reproduction of relations of production and consumption. Territorial routes and the distribution of urban infrastructure in the locations of these classes further enhance socio inequality. Since these displacements and the adequacy of infrastructure, and other subsystems that make up the urban system, the needs of higher-income class, intrinsic aspects of socio-spatial segregation process. From this premise, the aim of this study is to analyze the relationship between accessibility and segregation in the production of squares in the city of João Pessoa. The method applied was the Theory of Space Syntax, to quantify the level of accessibility in the next roads to squares, and the use of georeferenced data for quantitative and visual analysis. The results showed that the production of squares in the city of João Pessoa follows a logical location in morphologically accessible spaces, but concentrated in concentrated locations by high-income class.

KEYWORDS: Squares. Accessibility. Segregation.

 

DINÁMICA ENTRE LA ACCESIBILIDAD Y SEPARACIÓN: EL CASO DE JUAN plazas PERSONA-PB

 

RESUMEN

El espacio urbano se puede entender como un producto de la dominación de la clase de mayores ingresos. Intereses espaciales de la clase dominante comando la estructuración de esto y lo utilizan como un instrumento para la reproducción de las relaciones de producción y consumo. Rutas Territoriales y la distribución de la infraestructura urbana en las ubicaciones de estas clases de mejorar aún más la desigualdad socio. Dado que estos desplazamientos y la adecuación de la infraestructura, y otros subsistemas que conforman el sistema urbano, las necesidades de la clase de mayores ingresos, aspectos intrínsecos del proceso de segregación socio-espacial. A partir de esta premisa, el objetivo de este estudio es analizar la relación entre la accesibilidad y la segregación en la producción de las plazas en la ciudad de João Pessoa. El método aplicado fue la teoría de la sintaxis del espacio, para cuantificar el nivel de accesibilidad en los próximos caminos de plazas, y el uso de datos georreferenciados para el análisis cuantitativo y visual. Los resultados mostraron que la producción de las plazas en la ciudad de João Pessoa sigue una ubicación lógica en espacios accesibles morfológicamente, pero concentradas en localidades concentradas por clase de altos ingresos.

PALABRAS CLAVE: Plaza. Accesibilidad. Segregación.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30.08.2015

Como Citar

Silva, L. P., Castro, A. A. B. da C., & Freitas, P. V. N. de. (2015). DINÂMICAS ENTRE ACESSIBILIDADE E SEGREGAÇÃO: O CASO DAS PRAÇAS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 3(5). https://doi.org/10.17271/23178604352015955

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)