A ACESSIBILIDADE ESPACIAL COMO INCLUSÃO DE ALUNOS EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Edmilson Queiroz Dias
  • Renata Cardoso Magagnin

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847232020151066

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar o grau de inclusão escolar nos edifícios escolares de ensino infantil do município de Bauru, para alunos com deficiência motora. O estudo de caso foi realizado em uma escola de ensino infantil, localizada no município de Bauru, Estado de São Paulo, Brasil. Para esta análise foram utilizados os seguintes métodos: análise da acessibilidade espacial nas edificações através da utilização da técnica de vistoria técnica através da utilização de checklist, análise da acessibilidade espacial através leitura da planta humanizada e registro fotográfico. Os resultados obtidos nesta pesquisa conduziram às seguintes conclusões: i) as escolas municipais de ensino infantil estão recebendo alunos deficientes (físico, visual, intelectual, etc.), no entanto, nem todos os espaços foram projetados ou adaptados para receber estes alunos; em alguns casos, estas adaptações não contribuem para a efetiva inclusão escolar destes alunos; e ii) a partir dos problemas elencados nesta pesquisa, o município pode formular e implantar ações a curto, médio e longo prazos para tornar as escolas infantis acessíveis e mais includentes.

PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade Espacial. Inclusão Escolar. Escola Infantil.

 

ACCESSIBILITY SPACE AS INCLUSION OF STUDENTS IN SCHOOL EARLY CHILDHOOD EDUCATION

 

ABSTRAC

This paper aims to verify, at the school of inclusion, the degree of accessibility of students with disabilities in buildings of children’s education in the city of Bauru. The case study was performed in a children’s school, located in the city of Bauru, State of São Paulo, Brazil. For this analysis of accessibility in buildings, the following methods were used: technical inspection with checklist, reading the humanized plant and photographic record. The results obtained in this study led to the following conclusions: i) municipal children's education schools have been receiving disabled students (physical, visual, intellectual, etc.), however, not all spaces have been designed or adapted to receive these students; in some cases, these adaptations do not contribute to the effective school inclusion of these students; and ii) from the listed problems in this research, the municipality can formulate and implement actions in the short, medium and long term to make children’s schools more accessible and more inclusive.

KEYWORDS: Spatial Accessibility. Inclusive Education. Children School.

 

ESPACIO ACCESIBILIDAD COMO LA INCLUSIÓN DE LOS ESTUDIANTES EN LA ESCUELA EDUCACIÓN INFANTIL

 

RESUMME

Este artículo tiene como objetivo determinar el nivel de escolarización en los edificios escolares de jardín de infantes en la ciudad de Bauru, para estudiantes con discapacidades físicas. El estudio de caso se llevó a cabo en una escuela de la guardería, ubicada en la ciudad de Bauru, Sao Paulo, Brasil. Para este análisis, se utilizaron los siguientes métodos: análisis de la accesibilidad espacial de los edificios a través de la utilización de la técnica de inspección técnica usando lista de verificación, el análisis de la accesibilidad espacial a través de la lectura y humanizado planta de registro fotográfico. Los resultados de esta investigación llevó a las siguientes conclusiones: i) las escuelas públicas de kindergarten están recibiendo los estudiantes con discapacidad (física, visual, intelectual, etc.), sin embargo, no todos los espacios están diseñados o adaptados para recibir a estos estudiantes; en algunos casos, estas adaptaciones no contribuyen a la inclusión escolar efectiva de estos estudiantes; y ii) a partir de los problemas enumerados en esta investigación, el municipio puede formular e implementar acciones en el corto, mediano y largo plazo para que las guarderías accesibles y más inclusiva.

PALABRAS CLAVE: Inclusión Escolar. Política Pública. La accesibilidad espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-09-2015

Como Citar

Dias, E. Q., & Magagnin, R. C. (2015). A ACESSIBILIDADE ESPACIAL COMO INCLUSÃO DE ALUNOS EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 3(20). https://doi.org/10.17271/2318847232020151066

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>