Cidades resilientes, sociedades regenerativas

Autores

  • André Souza Silva Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UNISINOS) Doutor em Planejamento Urbano e Regional - UFRGS Professor nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola Politécnica - UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS – Brasil
  • Fabrício Farias Tarouco Graduado em Design Gráfico (UFPEL) Doutor em Comunicação e Mestre em Design Estratégico Professor nos Cursos de Graduação em Design e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola Politécnica - UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS – Brasil Avenida Unisinos, 950 – Cristo Rei – 93022-000
  • Roberta Krahe Edelweiss Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UNIRITTER) Doutora em Projetos Arquitetônicos - ETSAB/UPC Professora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola Politécnica - UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS – Brasil Avenida Unisinos, 950 – Cristo Rei – 93022-000

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847263920181531

Palavras-chave:

Sociedade de risco, Resiliência urbana, Auto-organização, Cidades criativas.

Resumo

O tema abordado parte do viés da discussão da cidade contemporânea no contexto da sociedade de risco e da resiliência urbana. O objetivo consiste em ampliar tais conceitos, entendidos como a responsabilidade atitudinal da sociedade como um todo em aferir as probabilidades de predizer a produção e reprodução dos riscos sociais, econômicos e ambientais possíveis de modo a se adaptar, controlar e transpor tais condições. O método utilizado é dedutivo, através da análise de discurso de autores que abordam duas vertente complementares: a teoria das cidades auto-organizadas e o conceito das cidades criativas. De modo a ilustrar a complexidade e o desafio destes contextos urbanos, a análise junto à realidade de Porto Alegre, tomada como estudo de caso, permite inferir que determinados processos de degeneração da cidade podem ser revertidos a partir do potencial de regeneração social centrados em medidas auto-organizadas e criativas. Deste ponto de vista, a resiliência é entendida como instrumento em potencial para o desenvolvimento social e urbano de cidades e sociedades, pois possibilita a oportunidade local de planejar alternativas e desbravar caminhos para o desenvolvimento sustentável, democrático, produtivo, auto-organizado e criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Souza Silva, Graduado em Arquitetura e Urbanismo (UNISINOS) Doutor em Planejamento Urbano e Regional - UFRGS Professor nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola Politécnica - UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS – Brasil

Doutor em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR_UFRGS (2006-2010). Mestre em Planejamento Urbano e Regional - PROPUR_UFRGS (2002-2005). Arquiteto e Urbanista - UNISINOS (1993-2000). Docente em Arquitetura e Urbanismo - UNISINOS. Professor no Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo - UNISINOS. Pesquisador do CNPQ-CAPES. Consultor Ad Hoc CNPQ_CAPES e FAPERGS. Revisor do periódico Arquiteturarevista - UNISINOS. Membro do Comitê Científico de Iniciação Científica da UNISINOS. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades Preditivas - sistema de informações de desempenho urbano. Publica artigos e palestra sobre a temática arquitetônica e urbana em periódicos especializados e congressos, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Atua na área do Projeto de Arquitetura e do Planejamento Urbano.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5188382125743201

Fabrício Farias Tarouco, Graduado em Design Gráfico (UFPEL) Doutor em Comunicação e Mestre em Design Estratégico Professor nos Cursos de Graduação em Design e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola Politécnica - UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS – Brasil Avenida Unisinos, 950 – Cristo Rei – 93022-000

Doutor em Comunicação e Mestre em Design Estratégico, ambos pela UNISINOS. Realizou Estudos Avançados em Lenguajes y Sistema Informátivos pela Universidad de Zaragoza (Espanha). Graduado em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas e em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. É também Especialista em Informática Gráfica pela UCPel. Trabalhou na UFPEL entre os anos de 2001 e 2003. É professor da área de Design da UNISINOS desde 2007. Coordenou a Especialização em Design Gráfico da Unisinos entre 2008 e 2010. Desde 2011 atua como Coordenador do Bacharelado em Design da UNISINOS. Em 2015 assume uma vaga de pesquisador na 'Linha 1 - Cidades' do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo da UNISINOS. Possui experiência nas áreas de Design Territorial e Cidades Criativas, tendo atuado como professor nos cursos de Design, Comunicação Digital, Arquitetura, Moda e Gestão Cultural. Vem coordenando pesquisas e projetos com foco em territórios, entre eles os projetos 'Design Territorial aplicado a Santo Angelo' e 'Agenda Carlos Barbosa 2030'. Também é membro do Conselho de Design do Jornal Zero Hora e do Conselho Editorial da Revista D2B Magazine editada pelo GAD' Design, além de ser Consultor AD HOC da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS para projetos da Indústria Criativa. 

 http://lattes.cnpq.br/8766936376184905

Roberta Krahe Edelweiss, Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UNIRITTER) Doutora em Projetos Arquitetônicos - ETSAB/UPC Professora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Escola Politécnica - UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS – Brasil Avenida Unisinos, 950 – Cristo Rei – 93022-000

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER (2000) e doutorado em Projetos Arquitetônicos pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona - Universidade Politécnica da Catalunha - ETSAB/UPC (2008). Atualmente trabalha na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, onde é docente do Mestrado Profissional em Arquitetura e Urbanismo, Editora Chefe da Arquiteturarevista e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Professora Visitante da Facultad de Arquitectura da Corporación Universidad de la Costa - CUC. Atualmente é membro da Diretoria do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) no cargo de Diretora de Comunicação. É coordenadora editorial da revista Espaço IAB RS e membro do Conselho Editorial das revistas Petra (Instituto Metodista Izabela Hendrix) e PRUMO (PUC-Rio). Atua nas áreas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo e Desempenho Sustentável.

http://lattes.cnpq.br/2131078156157773

Referências

BECK, U. Risk society – towards a new modernity. Londres: Sage publications. 1992.

CÂMARA, A. Cidades e Vilas Criativas. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa. 2007.

CHEVITARESE, L. & PEDRO, R. M. L. R. Risco, Poder e Tecnologia: as virtualidades de uma subjetividade pós-humana. 2005. Anais do Seminário Internacional de Inclusão Social e as Perspectivas Pós-estruturalistas de Análise Social. Recife: CD-ROM, 27p. Disponível em: <http://www.saude.inf.br/filosofia/riscopoder.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2015.

COSTA, S. As Cores de Ercília: esfera pública, democracia, configurações pós-nacionais. Belo Horizonte: UFMG. 2002.

FARRET, R. L. Paradigmas da estruturação do espaço residencial intra-urbano. O espaço da cidade - contribuição à análise urbana. FARRET, R. L. São Paulo: Projeto. 1985. (pp. 73 – 90).

FAVARETO, A. Meio-ambiente, mudança de longo prazo e modernidade – elementos para uma análise em três tradições disciplinares. II Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade Campinas, São Paulo. 2004.

FLORIDA, R. A ascensão da classe criativa. Porto Alegre: L&PM. 2011.

FUJITA, M., KRUGMAN, P., VENABLES, A. J. The spatial economy: cities, region and international trade. London: The MIT Press. 1999.

GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Unesp. 1991.

GOLDBLATT, D. Teoria social e ambiente. Lisboa: Instituto Piaget. 1996.

GUIVANT, J. S. A trajetória das análises de risco: da periferia ao centro da teoria social. BIB, Rio de Janeiro, nº. 46, 2º semestre de 1998. 2016. (pp. 3-38). Disponível em:<http://www.anpocs.org.br/bib/bib46.htm>. Acesso em: 28 jan. 2016.

_______. Análise de Riscos: uma perspectiva sociológica. Curso de Capacitação em Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2004. (pp.1-39).

HARVEY, D. The urbanizationof capital. Baltimore: John Hopkins Press. 1985.

HOLLING, C. S. Resilience and stability of ecological systems. Annual Review of Ecology and Systematics. Laxenburg, Austria: International Institute for Applied Systems Analysis, vol. 4, 1973. (pp. 1–23).

JOHNSON, S. Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro: Zahar. 2003.

KRAFTA, R. A study of intra-urban configurational development in Porto Alegre – Brasil. Tese de Doutorado. Churchill College. Department of Architecture. University of Cambridge. 1992.

KRAFTA, R.; CONSTANTINOU, E. Cidades Brasileiras, seu controle e o caos. TUCCI, C. E. M.; MARQUES, D. M. L. M. Avaliação e controle da drenagem urbana. Porto Alegre: EdUFRGS. FINEP. vol. 1. 2000. (pg. 405-420).

LEITE, C. S.; AWAD, J. C. M. Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes. São Paulo: Bookman. 2012.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal. São Paulo: Companhia das Letras. 2006.

OLIVEIRA, M. A. T.; HERRMANN, M. L. P. Ocupação do Solo e Riscos Ambientais na área Conurbada de Florianópolis. GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (organizadores). Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 416p. 2001.

PORTUGALI, J. Self-organization and a city. Berlin: Springer. 2001.

SOJA, E. The spatiality of social life: towards a transformative retheorization. URRY & GREGORY (ed). Social relations and spatial structures. London, MacMillan, 1985. (pp. 90-127).

ZUKIN, S. Loft Living: Cultureand Capital in UrbanChange. New Jersey: Rutgers University Press. 1982.

Downloads

Publicado

18-06-2018

Como Citar

Silva, A. S., Tarouco, F. F., & Edelweiss, R. K. (2018). Cidades resilientes, sociedades regenerativas. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 6(39). https://doi.org/10.17271/2318847263920181531

Edição

Seção

Artigos Completos