Definição de parâmetros para análise da qualidade de infraestrutura destinada aos transportes não motorizados

Autores

  • Kaíc Fernando Ferreira Lopes Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Carlos Souza

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847263920181770

Palavras-chave:

mobilidade urbana, parâmetros para avaliação, planejamento de transportes

Resumo

A situação das cidades brasileiras está cada vez mais caótica, as políticas de urbanização implantadas em sua maioria pensadas na ampliação de vias expressas de circulação e priorização do automóvel individual motorizado causou uma situação insustentável em muitos centros urbanos, principalmente os que possuem uma taxa populacional alta e também alta quantidade de automóveis individuais. Diante disso, é necessário incentivar cada vez mais o uso dos transportes não motorizados, e com a aprovação da Lei 12.587/2012 que dispõe sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), todos os municípios com mais de 20.000 habitantes, bem como os demais obrigados pelo Estatuto das Cidades, deverão elaborar e apresentar seus Planos de Mobilidade Urbana que priorizem a utilização de transportes não motorizados, mas para isso é preciso que a infraestrutura seja adequada, tanto para pedestres quanto ciclistas, mesmo que as distâncias a percorrer não sejam tão longas. Este trabalho se propões a estabelecer parâmetros para avaliar as infraestruturas destinadas aos transportes não motorizados (modo a pé e bicicleta) para isso ficaram estabelecidos parâmetros que devem ser atendidos na avaliação de caminhabilidade e Ciclabilidade com base em legislações e manuais técnicos.

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Biografia do Autor

Kaíc Fernando Ferreira Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial Área Sistemas de Transportes

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Publicado

18-06-2018

Como Citar

Ferreira Lopes, K. F., & Souza, J. C. (2018). Definição de parâmetros para análise da qualidade de infraestrutura destinada aos transportes não motorizados. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 6(39). https://doi.org/10.17271/2318847263920181770

Edição

Seção

Artigos Completos