APREENSÃO DO ESPAÇO URBANO: Um exercício analítico do Parque Halfeld por meio de suas dimensões morfológicas

Carlos Frederico Ribeiro Costa, Thaísa Barboza de Souza, Juliana Nazareth de Lana, Rosilene de Oliveira Barra Lima, Ana Aparecida Barbosa Pereira

Resumo


O presente trabalho aborda a metodologia de leitura do espaço urbano exposta por Maria Elaine Kohlsdorf em seu livro intitulado “A Apreensão da Forma da Cidade”, por meio de uma adaptação estruturada em um roteiro para pesquisa de campo. De acordo com essa metodologia, admite-se que os espaços possuem qualidades capazes de despertar naqueles que o frequentam o sentimento de identificação e orientação, com maior ou menor facilidade dependendo de suas características. Adotou-se como objeto de estudo o Parque Halfeld, localizado no município de Juiz de Fora, por sua representatividade histórica e por sua localização bem no centro da malha urbana da cidade. Este artigo apresenta o rebatimento dessa metodologia de análise no referido espaço, apresentando três níveis de apreensão da forma da cidade: o nível da percepção, o nível da imagem mental e o nível da representação geométrica. Os resultados permitiram concluir que a identidade de um espaço está diretamente ligada à conservação do mesmo e do seu entorno, o que expõe a necessidade de se pensar a qualificação da paisagem local a partir de uma abordagem sistêmica.

Palavras-chave


Apreensão do Espaço. Paisagem urbana. Parque Halfeld.

Texto completo:

PDF

Referências


BEM, Carolina Rezende Felipe de. Requalificação do parque Halfeld: da recuperação dos valores históricos à contemporaneidade. Dissertação de Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Juiz de Fora: 2017.

CULLEN, Gordon. Paisagem urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

KOHLSDORF, Maria Elaine. A Apreensão da Forma da Cidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.

KOHLSDORF, Maria Elaine; KOHLSDORF, Gunter. Dimensões Morfológicas dos Lugares: Dimensão Topoceptiva. Brasília, março de 2005. Disponível em: < http://www.ufscar.br/~cec/arquivos/referencias/Texto%20Maria%20Elaine.doc.>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2019.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1980.

MINAS GERAIS. Decreto nº 4223, de 10 de novembro de 1989. Tombamento do Parque Halfeld. Juiz de Fora, v. 01, 1989. Disponível em: . Acesso em: 12 de março de 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.17271/2318847274620192004



 

ISSN Eletrônico: 2318-8472    

Digital Object Identifier (DOI): 10.17271/23188472

 

Indexações:

                 


ÍNDICE H (GOOGLE SCHOLAR):

Índice h5 = 5

Mediana h5 =  6


Metrics:

 

 

 Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.