Sistemas para avaliação de cidades inteligentes e sustentáveis: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286120202437

Palavras-chave:

Cidades inteligentes, Cidades Sustentáveis, ISO 37120

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre sistemas de avaliação de cidades inteligentes e sustentáveis, direcionando o foco para aqueles que fazem referência ao sistema da norma ISO 37120: Desenvolvimento sustentável de comunidades - Indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida. Para isso elaborou-se uma pesquisa bibliográfica considerando três bases de dados: ScienceDirect, Web of Science e Scielo. Os artigos foram classificados, selecionados e, posteriormente, cada um foi discutido, sendo, por fim, apresentadas suas principais características. Como resultado, percebe-se que ainda são raros os trabalhos disponíveis sobre sistemas de avaliação de cidades inteligentes e sustentáveis baseados na ISO 37120 para cidades latino-americanas, a maioria dos trabalhos concentra-se na Europa. Evidencia-se também que existe uma forte conexão entre a inteligência e a sustentabilidade das cidades, sendo bem difícil dissociar um conceito do outro. E por fim, observa-se a dificuldade de aplicação de sistemas de avaliação padronizados que permitam a comparação entre diversas cidades do globo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Souza Alexandre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação e Energias Renováveis (PPGER) no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (em 2010). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (em 2004). Atualmente cursando também a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Christus. A pesquisa do mestrado tem foco na aplicação da norma ABNT NBR ISO 37120:2017 como ferramenta de desenvolvimento da inteligência e sustentabilidade da cidade de Fortaleza/CE. Durante parte da graduação fui bolsista da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e membro fundador da empresa júnior da Engenharia de Produção Mecânica (Proativa Jr.). Entre 2004 e 2019 atuei em cargos de liderança em uma indústria multinacional brasileira de produção de couros, passando pelos setores de engenharia, produção, laboratório, metrologia, qualidade e comercial. Atualmente sou docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal do Ceará (Campus Caucaia), onde ministro aulas nos cursos de logística, eletroeletrônica, metalurgia e química.

Auzuir Ripardo de Alexandria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1993) e Bacharelado em Ciências da Computação (1994) pela Universidade Federal de Campina Grande, mestrado (2005) e doutorado (2011) em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Atuou em empresas locais entre 1993 e 2005, nas áreas industrial e de desenvolvimento de hardware e software. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Fortaleza, departamento da Indústria, desde 2003. Participou da elaboração do curso de Engenharia Mecatrônica onde atuou como coordenador. Participa como docente permanente nos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações e em Energias Renováveis. Como pesquisador, atua nas linhas de Visão Computacional, Robótica Móvel, Engenharia Biomédica, Redes Neurais Artificias e Automação Industrial, coordenando e orientando diversos projetos em nível técnico e superior. É líder dos grupos de pesquisa de Simulação Computacional e Robótica.

Cristiane Borges Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2001). Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará e diretora do Polo de Inovação Fortaleza-IFCE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Telemáticas Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, inovação, tecnologias digitais de informação e comunicação e design educacional.

Downloads

Publicado

23-07-2020

Como Citar

Alexandre, F. de A. S., de Alexandria, A. R., & Braga, C. B. (2020). Sistemas para avaliação de cidades inteligentes e sustentáveis: uma revisão bibliográfica. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(61). https://doi.org/10.17271/2318847286120202437

Edição

Seção

Artigos Completos